“Para que você entenda melhor, os poros dilatados são características de peles mistas e oleosas. Essa questão dos poros mais visíveis é genética. A glândula sebácea é muito grande e mais aberta, por isso fica mais aparente. Também é hereditário”, explica a dermatologista Mônica Aribi.
Renata Sampaio, da CLINIQDERM, destaca ainda que a “poluição, impurezas e a gordura que nossa pele produz, se acumulam nos poros obstruindo-os e fazendo com que os mesmos se abram”.
Além disso, a especialista Luciana Macedo explica que essa dilatação dos poros também é mais frequente na época do verão em virtude do suor. “Por isso, quem tem pele oleosa, deve ter cuidados redobrados para não eliminar a barreira de proteção da pele”, explica Luciana Macedo, dermatologista coordenadora do Ambulatório de Cosmiatria da Residência de Dermatologia do Hospital Heliópolis e diretora da Clinique des Arts, de São Paulo.
A questão da idade também é outro fator, explica Luciana. “Conforme envelhecemos a pele perde a elasticidade natural, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, com o passar da idade, também afeta o aspecto dos poros abertos”, afirma.
Uma das principais alternativas, segundo a dermatologista Renata Farhi, da Dermagrupo, é usar sabonetes com controle de oleosidade à base de ácidos, filtro solar e maquiagem sem óleo. “Uma outra dica é o uso de compressas de água gelada por alguns minutos após o banho. Devido a baixa temperatura, há contração temporária da pele, o que ajuda a fechar os poros”, orienta ela.