BRASIL+ FELIZ
FIB – FELICIDADE INTERNA BRUTA
PROJETO CENTRO FELIZ I BAIRRO FELIZ GUC – GESTÃO URBANA COMPARTILHADA O MELHOR DO BAIRRO
AME São Paulo – Bairro Feliz
1. Apresentação | 7. Situação do Projeto |
2. Missão | 8. Proposta de Sustentabilidade |
3. Resumo | 9. Tipos, Formação e Estratégias |
4. Objetivos Gerais | 10. Lideranças Locais |
5. Objetivos Específicos | 11.Consenso |
6. Abrangência do Projeto | 12. Resultados |
13. Gestão Urbana Compartilhada |
FIB – Felicidade Interna Bruta
“Só existe um caminho a seguir, o de um mundo melhor.”
1. APRESENTAÇÃO
Felicidade Interna Bruta (FIB) é um novo indicador sistêmico desenvolvido no Butão (Ásia) pelo rei Jigme Singye Wangchuck em 1972. Este indicador considera novos aspectos para nortear o desenvolvimento de uma região: bem-estar psicológico, saúde, uso equilibrado do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, padrão de vida e governança.
Desde então, com o apoio do PNDU (Programa da ONU para o Desenvolvimento), este indicador (FIB) vem ganhando relevância em todo o mundo e está sendo implantado não somente no Butão, mas também em outros países, tais como: Reino Unido, Tailândia, Canadá e Austrália.
Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objetivo primordial o crescimento econômico (PIB), o conceito do FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade depende do grau de Felicidade de sua população.
Portanto, podemos afirmar que a Felicidade já pode ser “medida” e que este novo indicador de desenvolvimento social (FIB) começa a ser usado por governos e empresas, para traçar políticas públicas e ações administrativas. O FIB integra as esferas pública, privada, comunitária e acadêmica para o desenvolvimento de estratégias e ações visando o bem comum.
O FIB é uma ferramenta de mobilização local. Para ser utilizada em maior escala precisa de grande investimento na capacitação de pesquisadores. São Paulo é uma cidade muito grande e por isso, pretendemos aplicar esta ferramenta no centro da cidade (Centro Feliz) e em cada uma das 31 subprefeituras (Bairro Feliz), posteriormente em outras cidades e estados.
2. MISSÃO
Proporcionar a ressocialização, inclusão e integração social, melhores condições de vida, favorecer o desenvolvimento social sustentável, estimular a geração de renda (luta contra a pobreza), acesso à cultura, esporte, saúde, educação e lazer das comunidades do centro e dos bairros. Viabilizar e apresentar soluções para os principais problemas que afetam cada região e que possam ser reconhecidos como questão de interesse social, no desenvolvimento e na prática das boas ações de responsabilidade, buscando trazer e agregar benefícios para a sociedade num todo, resultando no fortalecimento das comunidades e desta forma, refletindo positivamente no conjunto das relações.
3. RESUMO
Objetivar as necessidades de informação e de conscientização comunitária para o desenvolvimento social e econômico. Colaborar efetivamente para a mudança da realidade das localidades afetadas e proporcionar cada vez mais conforto, bem-estar e tranquilidade aos moradores, comerciantes e usuários, na busca da paz e da tão almejada Felicidade.
FINALIDADE: Centro Feliz I Bairro Feliz
Ação de Ressocialização e Desenvolvimento Social Sustentável.
4. OBJETIVOS GERAIS
Estruturar boas práticas e ações sociais, fortalecer o verdadeiro papel comunitário e reafirmar um canal direto de reivindicações entre o poder público e a comunidade.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
6. ABRANGÊNCIA DO PROJETO
Abrangendo inicialmente a comunidade de Pinheiros em conjunto com as comunidades do Centro da Cidade (República, Campos Elíseos, Nova Luz, Santa Efigênia) – GUC Gestão Urbana Compartilhada.
7. SITUAÇÃO DO PROJETO
Iniciando o seu desenvolvimento com gestão eficiente, formatando novas alianças e parcerias conscientes.
8. PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE
Desenvolvimento e Crescimento Sustentável (Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Sócio Política), Comércio e Consumo Conscientes, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.
PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
Nos dias atuais, o sucesso de uma empresa está pautado nas ações sociais, culturais e ambientais que coloca à disposição de seu público alvo. Num futuro breve, essas ações farão a diferença na hora do consumidor escolher entre uma marca e outra, entre esta ou aquela empresa. Isso significa propor cada vez mais ações e boas práticas que tenham o respeito e a responsabilidade social como mola mestra de atuação de forma mais abrangente.
Não se pode separar o respeito ambiental do respeito às diferenças, nem separar o respeito ao espaço público da preservação do patrimônio artístico, arquitetônico e cultural. Isso tem ocorrido na medida em que a iniciativa Pública, Privada e a Sociedade Civil (ONGs) caminham juntas, na busca de práticas saudáveis e socialmente corretas. Cada um fazendo a sua parte, o presente e futuro estarão garantidos.
A sustentabilidade está em forte evidência e a geração de renda torna-se essencial para a administração e execução de Ações Sociais. Para tanto, são apresentadas diferentes maneiras de gerar recursos por meio de atividades inovadoras, que auxiliam no auto sustento financeiro das ações desenvolvidas. É certo que a construção destas Ações Sociais só é possível mediante a CONFIANÇA (sensação de segurança, pertencimento, afetividade, voluntariado) dos moradores da comunidade beneficiada. Relacionamentos de confiança trazem inúmeros benefícios às comunidades, especialmente em tempos difíceis. A confiança abre espaço para a criatividade e a inovação, motivar a transformação do meio é o nosso objetivo.
9. TIPOS, FORMAS E ESTRATÉGIAS
10. LIDERANÇAS LOCAIS
O comprometimento local é determinante para o sucesso de qualquer iniciativa. Depois de definidos os objetivos e as ambições do projeto, é chegada a hora de identificar as pessoas que se comprometerão com a causa social da comunidade atendida. Não há outro caminho para descobrir isso, senão o de conhecer a realidade com a qual se pretende trabalhar e as pessoas que fazem parte dela.
INSTITUIÇÃO E A “COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL”.
11. CONSENSO
Estabelecidos os primeiros contatos com os envolvidos na Ação Social “Centro/Bairro Feliz” é chegado o momento de estipular o diálogo e a busca de consenso que proporcionarão a integração desejada.
12. RESULTADOS
Assim como a missão, os resultados a serem atingidos devem estar claros desde o planejamento de qualquer ação ou projeto social. É preciso usar a mente, esforço e o empenho necessários em busca de resultados memoráveis e duradouros.
A Responsabilidade Social traz benefícios comensuráveis para a sociedade como um todo, o que resulta no fortalecimento das necessidades da comunidade refletindo positivamente no conjunto de suas relações, parcerias, ações de responsabilidade compartilhadas, alianças firmadas com empresas, faculdades, bancos, comércio local e entorno, beneficiando e atingindo diretamente seu público alvo, atendendo ao cliente, promovendo efetivamente o envolvimento necessário das empresas com as pessoas da comunidade. Todos podem colaborar com o desenvolvimento sustentável de outras pessoas, grupos ou comunidades com dedicação, paixão e a aplicação das ferramentas corretas, justificando desta forma a nossa existência.
13. GESTÃO URBANA COMPARTILHADA
Hoje a comunidade está mais consciente, depositando sua confiança em empresas, comércios e serviços socialmente corretos (comércio e consumo conscientes) ou seja, aquelas empresas que têm a preocupação e a capacidade de produzir, servir e vender sem afetar o já maculado meio ambiente. Agora chegou a vez da era “Tudo pelo social e pelo desenvolvimento sustentável”.
Isso quer dizer que as organizações, quaisquer que sejam (micro, pequenas, médias e grandes) e de qualquer segmento, podem e devem adotar posturas éticas (sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, etc) junto aos seus colaboradores internos, clientes, mercado, sociedade… beneficiando a comunidade e não buscando apenas o lucro, mas se tornando uma empresa cidadã.
E aqui nasce outro valor extraordinário, a sociedade. Indignada com os problemas sociais é a grande irradiadora dessas novas posturas, forçando, convidando e incentivando as empresas a entenderem o seu papel de provedora de recursos, metodologias e criatividade na execução de projetos e ações sociais que, sem dúvida, trarão resultados surpreendentes de resgate da cidadania e inclusão social. “País rico é aquele que não tem pobreza.”
Muitas coisas que o Governo Municipal faz bem quando se trata da cidade como um todo.
Já a Gestão Urbana Compartilhada, atua melhor em uma pequena área da cidade (distrito, bairro), aumentando a qualidade dos serviços e identificando melhores áreas comerciais junto aos proprietários, moradores, comerciantes e usuários locais, desenvolvendo os programas de serviços suplementares que aquela área em particular necessita.
O sucesso da Gestão Urbana Compartilhada está no fato de ser uma ação social inovadora de sustentabilidade independente, com forte liderança do setor privado e da sociedade civil organizada, formando parceria com o Governo Municipal em áreas especificas (Centro e Bairro Feliz), onde os proprietários, moradores, comerciantes e usuários possam trabalhar juntos para aumentar a competitividade do local, em consequência será um lugar mais atrativo para a comunidade e para a sociedade num todo.
Com este entendimento temos a certeza que após certo período de desconfiança por parte da comunidade, por ser uma ação inovadora e inédita, o Projeto Centro-Bairro Feliz, atuando com visibilidade e transparência na gestão desse novo indicador e modelo de ação social, a Gestão Urbana Compartilhada (GUC – FIB) obterá cada vez mais aceitação e apoio efetivo, pois gerará frutos sólidos com resultados eficazes na melhoria da qualidade física do espaço público em que atuar, além de organizá-los de modo que, em parcerias e ações compartilhadas com ONGs, possam ser incorporados às estratégias Municipais de Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico Sustentável.
O sucesso do Projeto Centro-Bairro Feliz (com a Gestão Urbana Compartilhada) está na sua simplicidade. Com a formação de uma Comissão de Desenvolvimento Local (CDL) serão definidas ações de melhorias nos serviços prestados à comunidade, prioridades no comércio e consumo consciente com a intenção de estruturar boas práticas e ações sociais, fortalecer o papel comunitário, estreitar as relações entre comunidade e poder público, estimular o exercício da cidadania, proporcionar acesso às atividades culturais e lazer, além de criar instâncias de reflexões e discussões sobre temas relevantes para a população que frequenta e vive no centro e no bairro atendido. Tudo isso, para uma sociedade mais justa, com qualidade, vida saudável e mais FELIZ.